Jorasa - Seus sonhos começam aqui.
07 abr

Conheça os tipos de área e entenda a diferença entre elas

2

Na hora de comprar um terreno ou um imóvel é importante atentar para a diferença entre área privativa, área útil e área total

Entender a diferença entre os tipos de área de um terreno e de um imóvel é essencial para perceber se você realmente encontrou o lugar certo para construir, morar ou investir. Para começar, leve em consideração os mínimos detalhes, como o tamanho de cada uma das áreas internas e externas, bem como toda a infraestrutura do empreendimento. Ele atende às suas necessidades e às de sua família?

Não se engane! Muitas pessoas se confundem ao visualizar uma propaganda que traz apenas a metragem da área privativa, área útil ou da área total de um terreno ou imóvel. Mas você sabe a diferença entre elas?

Terrenos em loteamento ou em condomínio
Quando falamos em terreno em loteamento ou em condomínio, é importante observar que a área útil e a privativa são a mesma coisa: o espaço onde somente o comprador tem acesso. “É onde você vai poder construir sua casa, observando fatores importantes como taxa de ocupação e permeabilidade do solo. A taxa de ocupação é determinada pela Prefeitura local e representa a porcentagem máxima permitida para construção na horizontal do lote, variando de acordo com o zoneamento. Enquanto que a taxa de permeabilidade é a área mínima exigida pela Prefeitura, que deve ter grama para que o solo possa absorver água”, afirma Igor Rochavetz, arquiteto da Jorasa Incorporações e Empreendimentos.

No caso dos condomínios, outros ambientes também devem ser considerados. “Áreas de parquinho, ruas internas, salão de festa e portaria, são consideradas áreas comuns, ou seja, pertencem a todos os condôminos e todos têm acesso, e também fazem parte da fração ideal de compra do lote”, explica o arquiteto. Já a área total, é a soma entre a área privativa e a área comum do empreendimento.

Imóvel construído
Para quem está à procura de um imóvel construído ou pronto para morar, é importante saber que a área útil e privativa são diferentes, e, principalmente, entender a diferença entre elas. Nesse caso, a área privativa é a área de uso exclusivo do proprietário, contando com as vagas na garagem e cômodos de despejo. Sua medição é feita pela área externa das paredes.

Já a área útil é a soma de cada área dos ambientes internos, descontando vagas na garagem e varanda. Ela deve ser considerada para planejar os cômodos e a decoração dos ambientes, já que em sua medição, as paredes não são consideradas.

Importante
Buscar esclarecimento sobre o tamanho do seu terreno ou imóvel nunca é demais e evita transtornos no futuro. Aproveite para conferir nossos empreendimentos e escolha a moradia dos seus sonhos!

Leia mais:
Cuidados ao começar a construir sua casa
Meu primeiro imóvel: planeje-se para fazer um bom negócio

Fonte: Revista Pense Imóveis, Gazeta Online

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>