Jorasa - Seus sonhos começam aqui.
25 mai

Economize em média 80% de energia com lâmpadas LED

Lâmpadas LED

Em tempos de instabilidade econômica, nada melhor do que conseguir economizar na construção e na manutenção

Quando se fala em iluminação, então, pode ter certeza que vem gasto pela frente, ainda mais com tantos aumentos na tarifa de energia elétrica. Uma das melhores dicas, neste caso, além de fazer um bom projeto, é investir nas lâmpadas LED.

Inicialmente, ao pesquisar os preços, pode parecer um investimento alto, porém, ao utilizar LED, você economiza em média 80% de energia elétrica. Isto acontece, porque a energia consumida é revertida em iluminação e não em calor. Em termos de durabilidade, uma LED é igual a 50 lâmpadas incandescentes ou oito lâmpadas compactas fluorescentes ou ainda 16 lâmpadas halógenas.

No México e na Itália, desde 2010, o LED é utilizado na iluminação pública. Outro exemplo é a cidade de Coimbra, em Portugal, que até o final deste ano deve se tornar a primeira do mundo 100% LED. No Brasil, em São Paulo, a iluminação do Parque Ibirapuera e de alguns túneis da cidade já é feita com lâmpadas LED.

Vantagens

  • Economia na manutenção – Em função da longa vida útil do LED, a manutenção é bem menor, representando menores custos.
  • Segurança – Trabalha com baixa tensão e pode ser utilizada em ambientes úmidos ou na água, como piscina e banheiros, sem risco de choques e queimaduras por contato.
  • Resistência – É resistente a impactos, vibrações e oscilações de temperatura.
  • Radiação nula – O LED é a única fonte de luz conhecida hoje que não emite radiação IV/UV, o que evita danos à pele, às plantas e também a objetos ou produtos expostos, como decorações e obras de arte.
  • Sustentabilidade - Como o LED não possui em sua composição metais pesados, como chumbo e mercúrio, é considerado lixo comum, pois não demanda tratamento especial em sua fabricação ou descarte.

Dica importante
O segredo na economia é não comprar todas as lâmpadas de uma vez. Na construção de seu imóvel, invista na rede elétrica com bocais que recebam também o LED. Troque as lâmpadas comuns para LED à medida em que elas ficarem sem condição de uso. Assim, é possível organizar os seus gastos após toda a despesa da construção.

Fontes: Laboratório de Iluminação da UNICAMP, Portal Planeta Sustentável, Estadão, Diário de Notícias (Portugal)

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>